Entrevista com Benjamin Alire Sáenz #1


No inicio do mês de Julho eu fui ao evento #Flipop da Editora Seguinte, e neste evento assisti à algumas palestras no qual uma delas foi uma na verdade, uma entrevista com o escritor Benjamin Alire Sáenz autor do livro "Aristóteles e Dante descobrem os segredos do universo".

Na entrevista, ele contou que tentou escrever um romance adulto e percebeu que não era seu estilo, foi quando encontrou um garoto de 17 anos e assim percebeu que sua escrita seria dedicada aos jovens. Ele sofreu abuso quando adolescente e isso desencadeou algumas inseguranças com sua sexualidade, e mesmo com a terapia, ele queria que os jovens não tivessem uma visão ruim da sociedade, queria que observassem um mundo sem violência e com segurança. Através dessa vontade e esperança que nasceu sua obra. 

O livro foi escrito para os jovens mas também foi um presente para ele próprio, e apesar de toda a história, ele informou que pensou que ninguém o leria. Mas depois, recebeu várias cartas, tanto de jovens quanto de mães e pessoas mais velhas, informando e detalhando como o livro tocou as pessoas e como ajudou a superar seus traumas. Ben comentou bastante sobre sua obra e explicou sobre a escrita e sobre a história:
"Naquela época não era possível o relacionamento entre dois meninos e como eles teriam suporte? Por que o mundo não aceitava. (...) É difícil amar qualquer pessoa, mas é mais difícil se você é lésbica ou gay."

"É tão difícil encontrar um amor verdadeiro. (...) todo mundo deve ser amado"
Infelizmente até hoje o mundo não proporciona nenhum suporte à essas pessoas. Falta o apoio, os conselhos mais reais, e principalmente a assistência com o término. E como o próprio Ben disse, as pessoas sabe como reanimar os héteros com as palavras, mas muitos não conseguem aconselhar do mesmo modos os gays, e há ainda aqueles que sentem-se aliviados com toda a situação. Mesmo que seja algo fora do que enxergamos no nosso dia a dia, a realidade dos homossexuais é difícil e eles muitas veze sofrem sozinhos. 

"Nós estudamos um pouco sobre diversidade mas não sabemos sobre a diversidade de idades, por exemplo, e é bom ver como cada idade comenta algo de uma forma e de um modo diferente. O que acrescenta muito em nós! Adultos gays não falam com jovens gays. Não compartilham as experiências, isso por que, o que passaram na juventude nunca mais se é falado, e isso deveria ser feito nesta nova juventudes de gays e héteros." 
Esse post foi um pouquinho do que aconteceu no evento da Editora Seguinte, e em breve espero trazer mais posts sobre todas as conversas e descobertas incriveis que presenciei naquela data tao especial. Caso não conheça o livro "Aristóteles e Dante descobrem os segredos do universo", leia a baixo a sinopse e caso tenha interesse de ler algumas páginas, a editora disponibilizou um pdf para os leitores mais curiosos. Clique aqui para desfrutar da leitura.


Sinopse: Dante sabe nadar. Ari não. Dante é articulado e confiante. Ari tem dificuldade com as palavras e duvida de si mesmo. Dante é apaixonado por poesia e arte. Ari se perde em pensamentos sobre seu irmão mais velho, que está na prisão. Um garoto como Dante, com um jeito tão único de ver o mundo, deveria ser a última pessoa capaz de romper as barreiras que Ari construiu em volta de si. Mas quando os dois se conhecem, logo surge uma forte ligação. Eles compartilham livros, pensamentos, sonhos, risadas - e começam a redefinir seus próprios mundos. Assim, descobrem que o amor e a amizade talvez sejam a chave para desvendar os segredos do Universo.

"Eu sou todos esses personagens. Por que eles são aquilo que eu gostaria de ser [...] todos os personagens vivem dentro de mim" ― Benjamin Alire Sáenz

Comente com o Facebook:

3 comentários:

  1. Que maravilha de conversa! Parabéns!
    Beijinho
    https://asreceitasdamaegalinha.blogspot.pt/

    ResponderExcluir
  2. Adorei! Segui o blog, podes visitar o meu?

    beijinhos,
    https://aflormaria.blogspot.pt

    ResponderExcluir

♡ Comente sobre a postagem, sua opinião é muito importante!
♡ Seguindo, segue de volta? Claro, basta comentar nos posts;
♡ Aceito afiliações, caso deseje entre em contato pela página "Contato" ou pelo e-mail: contato@palavrasambulantes.com
♡ Sem grosserias! Comentários maldosos serão apagados;

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...