[RESENHA] A Hora do Vampiro, de Stephen King


TÍTULO ORIGINAL: A Hora do Vampiro AUTOR: Stephen King
ANO: 1975 EDITORA: Objetiva PÁGINAS: 576
GÊNERO: Suspense, Romance, Literatura Gótica
CLASSIFICAÇÃO: ❤❤❤❤❤

SINOPSE: Ambientado na cidadezinha de Jerusalem`s Lot, na Nova Inglaterra, o romance conta a história de três forasteiros. Ben Mears, um escritor que viveu alguns anos na cidade quando criança e está disposto a acertar contas com o próprio passado; Mark Petrie, um menino obcecado por monstros e filmes de terror; e o Senhor Barlow, uma figura misteriosa que decide abrir uma loja na cidade. Após a chegada desses forasteiros, fatos inexplicáveis vêm perturbar a rotina provinciana de Jerusalem`s Lot, e Ben e Mark são obrigados a escolher o único caminho que resta aos sobreviventes da praga - fugir. Mas isso não será tão simples, os destinos de Ben, Mark, Barlow estão agora interligados. E é chegada a hora do inevitável acerto de contas.
Eu comprei esse livro há muito tempo atrás quando eu estava iniciando minha relação com a leitura. Eu costumava ler muitos livros infantis/juvenis e estava à procura de uma narração mais envolvente, quando minha irmã me convenceu a comprar "A hora do Vampiro" ao invés de "Diário de uma Paixão" e eu não me arrependo de ter feito essa escolha. Para quem não conhece o Stephen King, ele é um escritor veterano e sua escrita é conhecia no mundo inteiro pelo seu toque histórico de terror e suspense. Eu que não tenho coragem de assistir filmes de terror me apaixonei pelas história do Stephen.

RESENHA: Em "A hora do vampiro", nos deparamos com uma escrita impecável e deliciosa de ser lida. Toda a narrativa é cheia de detalhes que fazem toda a diferença no conteúdo final do livro. Os personagens são bem distintos entre si, mas cada um tem seu papel fundamental na jornada. Eu posso ser suspeita em escrever essa resenha ( por que sou muito fã), porém a escrita do Stephen é simplesmente apaixonante, pelo modo crítico e culto de ser desenvolvida.
Quando abrir a porta, ele estará pendurado na viga, a cara inchada e escura, e então os olhos se abrirão, saltando das órbitas, e ele o verá, e ficará satisfeito por ter vindo.


O livro é narrado em terceira pessoa e não há bem um personagem principal (a não ser a Casa Marsten) e cada personagem participa de um momento da narrativa e tem seu próprio desfecho, que por se tratar de King, os finais podem ser bem trágicos. Ben Mears (o escritor) retorna à sua cidade natal para finalizar um novo livro e o que encontra na cidade, é muito mais do que uma história inédita, são acontecimentos verídicos, onde o mesmo deverá enfrentar ao longo da trama. Ele conta com a ajuda de certas pessoas para responder algumas dúvidas que exalam pelo ar, até que descobrem o que está acontecendo e o mandante de tudo. E é ai que entra toda a adrenalina e emoção, por que eu como leitora, ficava com o coração palpitando (quase saindo pela boca) para finalizar os capítulos.

"A hora do vampiro" não fala somente de vampiros, mas o leitor deve prestar atenção aos detalhes que fazem uma breve relação à outros fatos da vida. Este é um livro de romance, apesar de eu achar que se parece mais com um suspense, já que o romance do casal principal não possui tanta relevância quanto à relação de Ben com a Casa Marsten. E para deixar o livro mais especial, King criou um personagem juvenil (Mark) com uma mente brilhante, que em muitos momentos fora mais esperto e maduro que os próprios adultos.

Quando se pensa em uma história sobre vampiros, pensamos logo naquelas histórias clichês, com finais que você já sabe qual é antes mesmo de ler o livro. Mas nesse caso não, por que o Stephen King consegue tornar aquela história bem clichê em algo surpreendente. Eu li esse livro pela primeira vez e me apaixonei e hoje possuo mais 8 livros do Stephen. Reli o livro na última semana e me toquei que o encantamento é o mesmo, apesar que desta vez o livro está velho e com algumas folhas amassadas (por isso desconsiderem esses "detalhes" nas imagens). Minha edição é a de bolso, optei por comprar todos os livros neste tamanho por que seria mais fácil de carregar os livros para os lugares. 
Mike abriu os olhos.
Eles cintilaram por um momento à luz do luar, prateados entre círculos vermelhos. Estavam inexpressivos e sem vida. Não havia nada de humano neles. Os olhos são as janelas da alma, dissera Wordsworth. Se era verdade, aquelas janelas davam para um cômodo vazio.
O vento causa uma ânsia profunda e ancestral. Talvez toque um ponto na alma, uma antiga memória coletiva que diz Migre ou morra, migre ou morra. 


Corey caiu no chão desmaiado.
Reggie olhou para ele por um momento, sorrindo bondosamente, e depois virou a espingarda para baixo. Dirigiu-se ao quarto.
- Aqui vou eu, Bonnie, queira ou não.
Bonnie Sawyer começou a gritar.
CONCLUSÃO: Resumidamente, posso descrever a história em: um escritor, uma mocinha, mortes estranhas, um garoto inteligente, uma casa tenebrosa, sangue por todos os lados, um médico cético, um professor que não sai do hospital, um homem muito suspeito... Ah, e vampiros!

O livro tem uma história comum sobre vampiros, mas o suspense e o drama envolvido é único do autor. É uma leitura gostosa e apesar da quantidade de páginas, é fácil devorar o livro e mais fácil ainda recomenda-lo. Se você procura um livro de suspense, detalhista, crítico, com romance e tragédia, este é o livro certo para você. Quando se trata de King não há arrependimento, pode confiar no que eu escrevo!

Comente com o Facebook:

2 comentários:

  1. Nunca li nada desse autor. O que realmente me deixa bem surpresa, porque é um autor bem conhecido, né? Fiquei curiosa, apesar de infelizmente ter aquela ideia primeira de que é um clichê sobre vampiros. 😝

    ResponderExcluir
  2. Confesso que fiquei super curiosa para ler esse livro, pois gosto de histórias que envolve vampiros,romance e suspense haha.

    Beijos.
    https://garotascomovoceoficial.blogspot.com.br

    ResponderExcluir

♡ Comente sobre a postagem, sua opinião é muito importante!
♡ Seguindo, segue de volta? Claro, basta comentar nos posts;
♡ Aceito afiliações, caso deseje entre em contato pela página "Contato" ou pelo e-mail: contato@palavrasambulantes.com
♡ Sem grosserias! Comentários maldosos serão apagados;

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...