[RESENHA] A Sombra do Vento, de Carlos Ruiz Zafón



TÍTULO ORIGINAL: A Sombra do Vento
AUTOR: Carlos Ruiz Zafón  ANO: 2001
EDITORA: Suma de Letras  PÁGINAS: 399
CATEGORIA: Mistério
CLASSIFICAÇÃO: 💙💙💙💙 
SINOPSE: 'A Sombra do Vento' é uma narrativa de ritmo eletrizante, escrita em uma prosa ora poética, ora irônica. Ambientado na Barcelona franquista da primeira metade do século XX, entre os últimos raios de luz do modernismo e as trevas do pós-guerra, o romance de Zafón é uma obra sedutora, comovente e impossível de largar. Além de ser uma grandiosa homenagem ao poder místico dos livros, é um verdadeiro triunfo da arte de contar histórias.

Tudo começa em Barcelona, em 1945. Daniel Sempere está completando 11 anos. Ao ver o filho triste por não conseguir mais se lembrar do rosto da mãe já morta, seu pai lhe dá um presente inesquecível: em uma madrugada fantasmagórica, leva-o a um misterioso lugar no coração do centro histórico da cidade, o Cemitério dos Livros Esquecidos. O lugar, conhecido de poucos barceloneses, é uma biblioteca secreta e labiríntica que funciona como depósito para obras abandonadas pelo mundo, à espera de que alguém as descubra. É lá que Daniel encontra um exemplar de 'A Sombra do Vento', do também barcelonês Julián Carax. O livro desperta no jovem e sensível Daniel um enorme fascínio por aquele autor desconhecido e sua obra, que ele descobre ser vasta. Obcecado, Daniel começa então uma busca pelos outros livros de Carax e, para sua surpresa, descobre que alguém vem queimando sistematicamente todos os exemplares de todos os livros que o autor já escreveu. Na verdade, o exemplar que Daniel tem em mãos pode ser o último existente. E ele logo irá entender que, se não descobrir a verdade sobre Julián Carax, ele e aqueles que ama poderão ter um destino terrível.


RESUMO:
Daniel é um menino normal, mas perdera sua mãe e numa certa noite percebendo que não mais lembrava de seu rosto, de suas feições começou a chorar. Seu pai querendo amenizar os sentimentos melancólicos de seu filho, decide levá-lo ao Cemitério dos Livros Esquecidos. Daniel procura um livro que o interessa nesse sebo, sem entender como isso poderia ajudá-lo. Acabou decidindo levar um romance de Julián Carax, chamado A sombra do vento. Tal romance irá mudar sua vida, envolvendo-o em assassinatos, brigas, amores não correspondido e um romance tão lindo quanto Romeu e Julieta. 

RESENHA:
Embora quando eu comprei achei que fosse um livro único, é uma série de livros, no entanto (tirando o capitalismo impregnado nesses livros kkk) eu realmente gostei muito da forma poética como a história é passada. Percebe-se a experiência do escritor ao lermos seus personagens bem trabalhados e as suas descrições detalhadas. É uma historia que passa tanta veracidade que parece que foi baseado em fatos reais. É impossível não rir de Fermín, ter raiva de Daniel com sua completa babaquice quanto a Clara Barceló, se emocionar ao ler a história de Julián e Penolope, surpreender-se ao ler a história da casa assombrada, que ao meu ver se parece bastante com a saga As bruxas Mayfair de Anne Rice. 

Cada personagem, até os menos importantes tem suas historias, seus sentimentos, tem uma lembrança... E isso nos transforma em moradores daquele mundo também, você sente cada beco, cada casa, tudo mesmo. O passado, o presente e futuro se misturam de tal maneira, que só pode dar num suspense arrebatador. As vezes, no entanto a escrita perfeita acaba tornando a leitura um pouco arrastada, mas nada que atrapalhe e nos faça largar o livro. O autor escreve maravilhosamente bem, com uma mescla de poesia e magia que recomendo para fãs de leituras de todos os gêneros. É algo que deve-se ler para crer.

Comente com o Facebook:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

♡ Comente sobre a postagem, sua opinião é muito importante!
♡ Seguindo, segue de volta? Claro, basta comentar nos posts;
♡ Aceito afiliações, caso deseje entre em contato pela página "Contato" ou pelo e-mail: contato@palavrasambulantes.com
♡ Sem grosserias! Comentários maldosos serão apagados;

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...