Turistando em Florianópolis (SC)

Lembrai-me de que foi recíproco

Teu Adeus

Marejando

12
fevereiro
2017

[Resenha e Resumo] As Crônicas de Gelo e Fogo: A Guerra dos Tronos


Título original: A Song of Ice and Fire: Game of Thrones  
Autor: George R. R. Martin | Editora: LeYa
Páginas: 589 | Ano: 1996 | Gênero: Fantasia Épica
Classificação: ⭐⭐⭐⭐⭐
Sinopse: Quando Eddard Stark, lorde do castelo de Winterfell, aceita a prestigiada posição de Mão do Rei oferecida pelo velho amigo, o rei Robert Baratheon, não desconfia que sua vida está prestes a ruir em sucessivas tragédias. Sabe-se que Lorde Stark aceitou a proposta porque desconfia que o dono anterior do título fora envenenado pela manipuladora rainha – uma cruel mulher do clã Lannister – e sua intenção é proteger o rei. Mas ter como inimigo os Lannister pode ser fatal: a ambição dessa família pelo poder parece não ter limites e o rei corre grande perigo. Agora, sozinho na corte, Eddard percebe que não só o rei está em apuros, mas também ele e toda sua família. 
Antes de mais nada, esse a primeira vez que eu escrevo aqui, me chamo Hélio de Oliveira, moro no RJ, sou escritor e nas horas vagas desenhista. Faço graduação em enfermagem e também escrevo no blog chamado, Dobby apresenta. Espero que gostem dessa resenha!

RESENHA

É o melhor livro que eu já li! Já começo a resenha dizendo que é um livro grande! A historia te seduz tanto que você não nota as páginas passando, porém se você é do tipo que não consegue ou não gosta de ler livros grandes, pelo menos  tente ler este! O livro é narrado em terceira pessoa, com pontos de vistas de vários personagens, não só os centrais, mas também os coadjuvantes e às vezes esses personagens são separados por continente. A historia é repleta de intrigas, política, um medieval fantástico e puro. A série crônicas de gelo e fogo é tão cheia de detalhes que você acaba acreditando que tal historia foi baseada em fatos reais. Ás vezes me deu vontade de entrar no livro e salvar alguns personagens, como no caso do Bran, ou entrar na história só para conhecê-los. A trilogia da série é bastante centrada no norte, na família Stark, uma família que é fácil de amar desde seu bastardo, e por incrível que pareça até a Sansa.

Apresentando Família Stark:

  • Arya é uma menina impetuosa e desprovida de beleza, totalmente ao contrario de sua irmã patricinha, sonsa e um tanto burra.
  • Bran é um menino amável e sua historia tem um desenrolar com uma riqueza tão interessante, que é difícil não se apegar a ele. 
  • Rickon não aparece muito na história, me parece que George RR Martin deve estar guardando alguma coisa para ele. 
  • Jon Snow, um bastardo que é meio obrigado a consentir em fazer parte da patrulha da noite (uma ordem militar dedicada à manutenção da Muralha), confesso não ser o meu personagem favorito, porém ele não deixa de ser interessante. 
  • Sansa, uma menina que quer casar com um lorde bonito, ser uma rainha, ter filhos e ser submissa. 
  • Cat e Eddard Stark, pai e mãe de todos os personagens apresentados.
 
Para saber mais dos personagens leiam o livro! O mundo dos sete reinos de Westeros e os círculos de sangue, amor, ódio, poder, guerra, política, honra, vingança e tradição que ocorre dentro do livro é completamente fantástico e tão intenso, que faz você criar um vínculo de familiaridade com os personagens e então você torce, se alegra e se entristece com eles. A história se desenrola quando a família real do sul viaja para o norte a fim de convidar o Eddard Stark para ser sua mão (uma função muito importante, que é como se fosse o substituto do rei), pois a última morreu. Lysa tully, (irmã da Catelyn Stark que é a esposa de Eddard ou Ned, depende da intimidade) manda uma carta ultra-hiper-mega-power secreta dizendo que seu marido Jon Arryn, a antiga mão morta, foi assassinado mas mesmo assim Ned acaba aceitando a proposta de seu estimado amigo Robert Baratheon, rei de Westeros.
 
Na corte do sul, Eddard procura saber o que realmente aconteceu para Jon ser assassinado, e nisso muitas intrigas se desenrolarão. Jon Snow, filho bastardo de Ned, nos mostra a muralha e o que ela esconde, também um personagem em que qualquer um se apega pela sua depressão interior, a honra em fazer o que é certo além da qualidade de se esforçar em fazer o seu melhor, não para aparecer mas sim para ajudar, ele vira amigo de um gordo medroso chamado Sam Tarly e muitas aventuras os esperam.
 
Nas terras livres encontramos Daenerys Targaryen e seu irmão Viserys Targaryen, história totalmente original, cheia de erotismo, simbologias, ficção e fantasia. Daenerys consegue parear com a família Stark de tão “amável” (entre aspas) que ela é. O irmão de Dany a vende para o líder Dothraki, Khal Drogo, fazendo-a virar uma khaleesi, tudo para conseguir uma coroa. Dany aprende a gostar de Khal Drogo, e se submete a rituais e prática estranhas a ela. Na festa de seu casamento ela ganha três ovos de dragões, e durante toda a historia ela tenta chocá-los, será se ela consegue? Mas se engana quem acha que a trama se pega só a este fato, muita coisa acontece a ela e a seu irmão. Daenerys é a personagem mais empolgante da história. 
 
Livro Super-Hiper-Mega-Power recomendadíssimo! É unânime, coisa difícil de acontecer, todas as pessoas que o leem o adoram! Você vai ficar de fora? Vale ressaltar que o sexto livro inda não tem previsão de ser lançado, então leiam com calma, mas não deixem de ler. Aguardo pela opinião de vocês nos comentários!

Você também pode gostar de ler:

Comente sobre isso:

Deixe seu comentário

2 Comentários

  • Pau Kuri
    12 julho, 2017

    Breve, clara, concisa e muito agradável resenha. Adoro ler livros, cada um é diferente na narrativa e nos personagens, é bom que cada vez mais diretores e atores se aventurem a realizar séries baseados em livros. Adorei Guerra dos Tronos serie, conta uma trama extraordinária. é muito fiel aos livros, espero ansiosamente a seguinte temporada. Pelos resumes que li, Game of Thrones 7 promete muito para o espectador e espero que assim seja. Deixe de ver a serie há um tempo, mas acho que a voltarei a ver. Achei muito interessante a maneira em que terminou a última temporada por todos os spoilers. Acho que as atuações foram muito boas, é uma das minhas serie preferidas.

  • letras e costuras
    21 fevereiro, 2017

    já li até o 3o e, sem dúvidas, o que mais gostei até agora foi esse! papoco do começo ao fim! 😛

  • © 2019 Palavras Ambulantes • Desenvolvido com por