Decidindo qual universidade fazer faculdade


Ooi gente, como vocês estão?

Ano passado eu terminei o ensino médio, e como todo mundo fiquei um bom tempo pensando, e decidindo se iria começar de cara uma faculdade ou se faria cursinho. É complicado decidir algo que dali em diante, fará você mudar sua rotina e se adaptar àquela escolha.

Bom, primeiro vou contar como decidi cursar Jornalismo. Lembro que desde criança gostava de escrever e meus professores diziam que eu era boa nisso, meu sonho até então era ser escritora mas depois de fazer algumas pesquisas, vi que há milhares de escritores e essa profissão não e tão fácil quanto parece, por isso resolvi escolher algo mais concreto. Depois de escolher o curso, tive que pesquisar para ver a faculdade, e como há várias faculdades ótimas fiquei bastante em dúvida, porém o orçamento influência muito, infelizmente.

Por isso, sempre e bom tentar conseguir uma vaga numa faculdade federal ou pública, pesquise na sua cidade e estude para isso, não pense que é impossível, pois não é. Se você tiver condições, faça cursinho e mesmo que você perca um ou dois anos, não pense que esse é um desperdício de tempo, todo conhecimento deve ser bem vindo. O que não pode e ter um desperdício de dinheiro, não acha? Foque no ENEM, para quem não sabe ele é uma grande porta para ingressar na faculdade, seja através do Sisu, Prouni ou Fies. Com a nota do ENEM você também consegue ingressar em determinadas instituições privadas, vale a pena conferir se aquela universidade que você tinha em mente usa esse programa, ou até oferece outras oportunidades de bolsa. 

No final do ano passado eu fiz alguns vestibulares e eu tinha em mente que se eu passasse com alguma bolsa, já começaria minha faculdade nesse ano. Eu consegui um "bom" desconto, mas ainda assim achei que as mensalidades ficaram um pouco pesadas e decidi não fazer. Fui bem no ENEM e quase consegui uma vaga em uma faculdade federal, mas ainda não foi dessa vez. Agora, eu estou fazendo cursinho e estou tentando me dedicar bastante para que ano que no ano de 2017 eu não fique no "quase passei".
Ah, e se você não tem dinheiro para pagar um cursinho, estude sozinho ou com os amigos, há várias videoaulas no Youtube e outros sites específicos focados no ENEM. 

Eu acredito que faculdades públicas ainda são melhores, por que hoje em dia as mensalidades estão bem caras e não é todo mundo que pode pagar dois mil por mês. Sendo assim, apoio a ideia de escolhermos o curso numa faculdade não tão conceituada, pois assim o valor não é tão caro, e independente do nome da instituição no final das contas, o seu trabalho e o seu esforço que te colocarão no caminho certo. O seu nome e não o da universidade. Em uma entrevista de emprego, você que trará os conhecimentos oferecidos pela faculdade, então o que você precisa realmente rever é a grade curricular e o ensino que a universidade oferece, e não o nome da instituição. É claro que as melhores faculdades dão uma melhor entrada para o mercado de trabalho, mas eu acredito que se você seguir o que ama com bastante determinação, ninguém te barrará de conseguir o sucesso. Então, não fique inseguro.

Se vocês for escolher uma faculdade privada, leve em consideração: Grade curricular, nota do Enade, avaliação do Mec, orçamento e bolsas oferecidas, e se a universidade possui algum projeto de avaliação socioeconômica.

E se você fizer cursinho, pesquise os valores antes também, apesar de que têm alguns online que são ótimos! E caso você queira entrar em uma instituição federal, veja se ela possui campus no seu estado (por que jornalismo não têm na federal de São Paulo e eu teria que me mudar).

Bom, espero que eu tenha ajudado nem que seja um pouquinho vocês.
Comentem o que acharam e se quiserem podem pedir algum assunto que eu trarei para vocês.

Um enorme beijo!

Comente com o Facebook:

6 comentários:

  1. Bem legal as dicas
    www.lekaempreendimentos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Karol, muito legal sua escolha.
    Eu fiz Comunicação Social pela Puc Minas e foi maravilhoso.
    Foque no seu objetivo que rapidinho você consegue, e é um curso ótimo.
    Sucesso!
    Beijos <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pelo apoio, de verdade! A Puc é uma universidade maravilhosa, eu faria minha faculdade lá com certeza. Beijoos

      Excluir
  3. Universidade Federal realmente é maravilhoso, tem defeitos, mas as qualidades superam em tudo! Só de não precisar pagar, já compensa demais! Boa sorte Karol, foca no objetivo que você consegue! To torcendo por você. Ingressar na universidade pública é uma grande conquista!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, de verdade! A gente sempre fica com inseguranças as vezes, né? Mas acredito que no final tudo vai dar certo <3 Beijão

      Excluir

♡ Comente sobre a postagem, sua opinião é muito importante!
♡ Seguindo, segue de volta? Claro, basta comentar nos posts;
♡ Aceito afiliações, caso deseje entre em contato pela página "Contato" ou pelo e-mail: contato@palavrasambulantes.com
♡ Sem grosserias! Comentários maldosos serão apagados;

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...