Recomeçando

Sobre os mais Velhos

[RESENHA] A Maldição, de Stephen King

Bloqueio de Escrita

03
novembro
2015

Dicas para fazer resenhas de livros



Olá pessoinhas lindas,

Estava morrendo de saudades de escrever pro blog e por isso dei um jeitinho de escrever esse post. Esse é o primeiro post da série de dicas para Blogueiras, e eu pretendo publicar um post a cada mês, já que meus horários aqui com o blog estão meio desorganizados. Mas então, certo dia estava procurando algumas resenhas sobre um determinado livro que eu desejava muito comprar, e entrei em um blog de uma garota. O blog era lindinho e eu fiquei animada em ler a resenha dela, mas logo de cara, percebi que aquilo não tinha sido escrito com suas próprias palavras. Só para confirmar, copiei um trecho e joguei no Google e para a minha surpresa, vários blogs continham a mesma resenha sobre aquele livro.

Parece que não, mas dá sim para saber quando você não leu o livro e copiou a resenha ou alguns trechos de outro blog. E gente, isso é muito chato! Eu fico me perguntando o porquê? Se você não leu, por que seria legal escrever no seu blog sobre o livro? O que você poderia falar de especial para o leitor do seu blog?


Então, por favor, se não usaram o produto ou não leram o livro, não resenhem! Não peguem de outros blogs e mesmo que você altere alguns comentários, isso é plágio! E se você for pego por quem escreveu… Quero nem ver. É muito melhor escrever sobre algo que conhece, já têm opiniões formadas sobre, e além disso, o leitor sente a sinceridade em nossas palavras. 

Bom, para ninguém vir falar que não sabe como criar uma resenha legal para o blog, eu separei algumas dicas para você fazer uma resenha (com a sua cara) e que não seja tão massante de ler.

Sinopse e informações do produto: 

Eu adoro ler resenha em blogs. Acredito que é um dos assuntos que mais pesquiso, por que sempre que lança um livro novo que me interessa eu procuro a opinião de alguém que já leu para ver se vale a pena comprar. Mas em algumas resenhas, eu não encontrava informações do livro, como a editora ou o ano de publicamento e, querendo ou não, isso é importante. Então não esqueçam de colocar esses detalhes, por que são bem simples mas sentimos falta.

Fotos: 

Eu amo fotos e tem livros que de tão maravilhoso que é, dá vontade de tirar um monte delas, fazendo mil poses com o livro, não é? Eu sei, mas não façam isso. Ás vezes o post fica pesado demais e eu já encontrei muitas resenhas com pouco conteúdo e repleto de fotos. O que eu fiz? Fui pra outro blog.

Sua interpretação e ponto de vista: 

A parte mais legal da resenha é quando o resenhista coloca a interação que sofreu com os personagens, a relação de amor e ódio ou até a dor da perda, quando alguém que gosta morre. A conclusão final do livro é importante para você saber se aquele livro têm uma narrativa contagiante e se a história em si é realmente boa. Alguns blogs bem legais que lia, em suas resenhas de livros, nunca colocavam muito sobre sua interpretação sobre o livro e focavam mais na sinopse. Mas a sinopse eu posso ler atrás do livro, então me conta mais sobre o que têm dentro das páginas?

Classificação: 

Apesar das minhas resenhas não terem classificações (ainda!!) eu adoro quando encontro elas nos blogs literários, assim você consegue diferenciar um livro de nota 5 com o de nota 3, e percebe que realmente têm diferença naquela narrativa.

Spoilers: 

Me matem e me julguem, mas eu amo spoilers! Sou daquelas que lê a última folha da página para saber logo o final, daquelas que pesquisa na internet se o personagem da minha série favorita vai morrer na temporada seguinte e daquelas que pede pra amiga que já terminou a saga toda me contar tudo o que ainda não li. Maaaas, acredito que a maioria dos detalhes, os melhores na verdade, não devem ser liberados assim tão facilmente. Então em uma resenha, não diga o que vai acontecer de fato, mas libere alguns trechos para deixar um mistério no ar. Mensagens com duplo sentido às vezes ajudam. Então, sem spoilers! Queremos que a pessoas leiam o livro para saber o final, e não que leia sua resenha para não ler o livro.



Eu não sou expert em criar resenhas, mas amo ler elas e escrevo esse post mais como leitora do que outra coisa. Tento melhorar minhas resenhas a cada uma que faço, e apesar de não ter feitos muitas até agora, estou me preparando para encher o blog delas e de assuntos que envolvam o que mais amo: livros. Amarei o comentário crítico de vocês em minhas resenhas e acho que eles são super importantes, é preciso aceitar a opinião dos seus leitores e evoluir sempre. Claro que tem uns que você vê que são de pura maldade, mas esses dá para relevar. Eu espero profundamente que esse post tenha sido útil pra vocês e se gostarem, comentem abaixo! Amarei ler o que você têm para escrever.

Você também pode gostar de ler:

Deixe seu comentário

9 Comentários

  • Karolline Vicente
    11 setembro, 2016

    Verdade, as vezes eu vou ler a resenha que de cara já dá pra saber que é cópia, e os comentários… Ah, chove comentários </3

  • Helen Dutra
    10 novembro, 2015

    Eu também leio logo a última página do livro kkkkk
    Não aguento a ansiedade, leio pelo meio, às vezes não aguento nem terminar de ler a frase toda quando é um diálogo com pergunta, já pulo pra frase de baixo pra ver a resposta. Sou terrível! kkk Mas mesmo assim, não acho muito bacana colocar spoilers nas resenhas. Vai entender…
    Suas dicas foram ótimas! Lembrei de um dia que estava pesquisando uma resenha de uma paleta de maquiagem e encontrei dois blogs exatamente iguais, só mudava as fotos. Fiquei com vergonha alheia. E o pior é que vc sabe quem tá copiando de quem.

    Bjos!
    http://helendutra.com/

    • Karolline Vicente
      11 setembro, 2016

      Nossaa, que vergonha alheia! Hahaha eu acho que eu comentária no post a gafe, ou até numa mensagem na barra de contato, por que a pessoa precisa saber que está na cara a cópia!

  • Rubyane S.
    09 novembro, 2015

    Ótimas dicas! Concordo com tudo que você falou, principalmente com as imagens. Já encontrei resenhas por aí que tem mais fotos do livro do que texto x.x

    Adorei seu blog, beijos :*
    paperdream-s.blogspot.com.br

  • Hugo Sales
    08 novembro, 2015

    Ótimas dicas. Acho que a galera que pensa em iniciar um blog, pode segui-las tranquilamente, pois conseguirão manter uma qualidade aceitável nas matérias. É bem chato ler um artigo, no qual o blogueiro claramente não leu o livro. Vou guardar esse post para indicar a quem me perguntar sobre isso. 🙂

    http://www.legadodaspalavras.blogspot.com

    • Karolline Vicente
      11 setembro, 2016

      Obrigada, fico contente que tenha gostado do post! Eu acho bacana dar essas "dicas" aos iniciantes (não que eu esteja há muito tempo na blogosfera), por que a maioria tem uma visão errada de como montar um blog. É preciso fazer as coisas direito, com dedicação e amor.

  • Kah
    06 novembro, 2015

    Que legal que ficou o post!Bem explicadinho e com detalhes que eu nem imaginava que fossem precisos!Ah, também amei os gifs hahah Beijão ♥
    http://enkontrocomk.blogspot.com

    • Karolline Vicente
      11 setembro, 2016

      Que bom que você gostou do post! Fiquei por aqui que logo logo escreverei mais posts do tipo <3

  • © 2019 Palavras Ambulantes • Desenvolvido com por