O que você quer ser quando crescer?


Quem nunca ouviu essa pergunta? Quem nunca foi perguntado o que queria ser quando crescesse. Quando éramos crianças nós não tínhamos total certeza do que queríamos ser no futuro, por que na verdade mal conseguíamos imagina-lo. Uns até que sim, e por isso talvez, acabaram descobrindo seu talento mais tarde e escolheram melhor a profissão a se seguir sem tanta dificuldade.

Quando pequenos nós só queríamos saber de brincar e se divertir, não é? E quando os adultos nos perguntavam sobre provas, profissões e etc, nós normalmente comparamos a profissão à uma brincadeira. Por exemplo, eu lembro que quando eu era criança, eu queria ser pediatra, e eu pensava que seria fácil assim como cuidar das minhas bonecas. Mas não é! E hoje eu tenho noção do quanto essa área da saúde é complicada e que exige muitos anos de estudo e dedicação. Atualmente, eu escolhi uma área totalmente diferente de medicina, quero trabalhar com comunicação.

E difícil tomar essa decisão, por que às vezes, escolhemos algo fácil e que achamos que pode ser a decisão certa, mas no final, quando estamos cursando a área vemos que não é isso o que queremos. Depois você pode mudar de área e iniciar um novo curso, mas e claro que você terá perdido algum tempo de sua vida estudando algo que não tinha nada haver com o que você queria. Mas sem olhar pelo lado negativo, sem analisar a frustamento, pense que todo conhecimento é de grande utilidade. Muitos dizem que temos tempo para fazer essa escolha, que temos até o terceiro ano para tomar essa decisão tão importante. Mas o tempo passa rápido, e não é muito fácil tomar uma decisão que vai mudar sua vida, muitos adolescentes que estão no colegial ainda não sabem o que querem seguir, e por isso que não devemos nos apegar tanto ao tempo. Cada um tem o próprio tempo para tomar suas decisões.

Então para tentar ajudar vocês, aqui vai algumas dicas:


1- Não tenha pressa. Você precisa pensar bastante antes de escolher que profissão quer seguir no futuro. Pense bastante! E só pare, quando estiver segura e confiante com sua decisão.

2- Não se sinta de alguma forma pressionado(a), pelo fato dos seus amigos já se decidirem e estarem na faculdade e você não. Foque somente em você.

3- Não leve em conta o que os outros dizem. Não é por que o seu pai quer que você seja advogada que você irá cursar direito. Essa é uma decisão SUA e de modo algum você pode deixar alguém interferir, mesmo amando a pessoa.

4- O que você gosta de fazer? Veja algo que você gosta de fazer e que tenha algum talento. Talvez você descubra sua vocação. Mas também não adianta amar cantar, sendo que você não canta tão bem. Nesse caso, você pode até fazer algum curso antes de entrar na faculdade mas acabaria perdendo um tempo valioso. Então tenha certeza, para depois não investir demais em algo que você ame mas na realidade não tem muito futuro. Tem vezes que não vale a pena em insistir em certos desejos.

5- Pesquise suas opções. Se você está dividida entre duas profissões, pesquise na internet um pouco sobre ambas. Talvez você perceba que se encaixa mais em uma do que na outra. Olhe vídeos no YouTube e leia algumas matérias no site Guia do Estudante, todas são bem uteis eu lhes garanto!

Comente com o Facebook:

2 comentários:

  1. Nossa, descobrir a profissão que se quer exercer pro resto da vida é muito difícil, especialmente escolher o curso certo no terceiro ano do ensino médio! Espero ter dado o tiro certeiro kkkk beijos
    cinthiacalado.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade, somos muito jovens e como temos a tendência de querer de tudo um pouco, fica beem difícil mesmo fazer a escolha certa.
      Também espero que você tenha acertado heim Hahaha <3 Beijo

      Excluir

♡ Comente sobre a postagem, sua opinião é muito importante!
♡ Seguindo, segue de volta? Claro, basta comentar nos posts;
♡ Aceito afiliações, caso deseje entre em contato pela página "Contato" ou pelo e-mail: contato@palavrasambulantes.com
♡ Sem grosserias! Comentários maldosos serão apagados;

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...